top of page

DDS - Acidentes São Evitáveis

Podemos começar esse Diálogo de Segurança com uma porcentagem: 40% foi o aumento de acidentes de trabalho registrados em 2020.

E damos sequência com mais números - de 2012 a 2020, 21.467 colaboradores sofreram acidentes FATAIS no Brasil.


A taxa de mortalidade é de 6 ÓBITOS a cada 100 mil vínculos de emprego no mercado de trabalho formal, os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.


Nosso país ocupa a 2ª posição quando o assunto é MORTALIDADE NO TRABALHO, ficando atrás apenas do México com 8 óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego.


Esses números são importantes no Diálogo de Segurança para CONSCIENTIZAR sobre a IMPORTÂNCIA da SEGURANÇA no ambiente de trabalho.


E esse diálogo precisa urgentemente se transformar em ações de medidas preventivas aplicadas pela empresa e pelo colaborador com o objetivo de PRESERVAR A VIDA.


Outro número histórico foi o aumento de 18% em ACIDENTES OCASIONADOS PELA OPERAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS no ano de 2020.


Vale lembrar que acidentes ocupacionais envolvendo máquinas resultam em amputações e lesões gravíssimas.


EPI para garantir saúde e proteção


Sabe aquele assunto que martela na mesma tecla? Esse é um desses assuntos e você precisa trazer esse diálogo diariamente no seu ambiente de trabalho.

Solicite EPIs adequados e sem danificações para exercer de forma segura a atividade e o mais importante, FAÇA USO DESSE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO.


Sempre lembre-se: acidentes são evitáveis e o EPI é seu colete salva vidas para evitar uma tragédia.


Quais EPIs preciso ter em minha empresa?


Para saber quais equipamentos de segurança ter em sua empresa, é preciso elaborar um estudo dos riscos ocupacionais.

O uso dos EPIs é determinado pela Norma Regulamentadora 6 (NR-6) e estabelece que os EPIs sejam fornecidos gratuitamente aos colaboradores e que os mesmos façam uso desses equipamentos para desempenhar suas atividades dentro da empresa.


Os equipamentos de proteção individual devem ser mantidos em boas condições e para isso devem contar com a colaboração dos colaboradores.



Além disso, os EPIs precisam ter um Certificado de Aprovação do órgão competente.


A pressa é inimiga da vida (e a falta de atenção também)!


Basta um minuto cronometrado no relógio para que um acidente aconteça, um desvio de olhar para uma tragédia.

É preciso TEMPO para colocar um EPI, fechar um interruptor ou válvula, para buscar e pegar a ferramenta adequada, desligar uma máquina, arrumar uma carga, se preparar para subir uma escada ou limpar um óleo derramado no chão.


Mas ainda sim, você irá levar menos tempo se preparando com segurança para desempenhar suas atividades do que o tempo que leva para se recuperar de um acidente (isso, quando sai com vida).


Evitar acidentes e trabalhar com segurança faz parte da rotina de uma empresa.




Kommentare


bottom of page