top of page

Existe Limite de Peso para Trabalho em Altura?

A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como a saúde física e capacidade de sustentação dos cinturões de segurança e outros equipamentos necessários para executar um trabalho em altura.

Limite de Peso para Trabalho em Atlura

Trabalhar em locais altos é perigoso e exige treinamento adequado, capacitação e equipamentos de segurança, mas, existe também a dúvida se existe um limite de peso para o trabalho em altura.


O que a NR 35 diz sobre o limite de peso para trabalho em altura

A Norma Regulamentadora 35, determina que “cabe ao empregador avaliar o estado de saúde dos trabalhadores que exercem atividade em altura (...) voltado às patologias que poderão originar mal súbito e queda de altura, considerando também os fatores psicossociais”.

 

Cabe, portanto, ao empregador adotar medidas de proteção para garantir a segurança do colaborador.

 

Não há uma base legal que proíba trabalhadores com mais de 100 kg de executar um trabalho em altura, porém, deve-se considerar seu estado de saúde físico e mental e fatores externos. Além disso, as marcas de EPIs podem ter especificações e capacidades diferentes, o que também deve ser seguido e respeitado.

 

Ou seja, se equipamentos de segurança individual, como o cinturão de segurança contra queda possuir especificações dentro do peso do colaborador, o mesmo pode ser utilizado, embora isso não garanta a integridade física em caso de acidentes.

 

Resumidamente, é preciso analisar a situação como um todo, levando em consideração as práticas ideias, zona livre de queda e o efeito pêndulo.

 

Avaliar também, as condições de saúde do colaborador e realizar um acompanhamento desse estado, para identificar situações em que o mesmo pode estar com 100 kg ou mais e não estar apto para realizar o trabalho com segurança e vice-versa.


Tipos de EPIs utilizados em trabalho em altura


É importante estar atento ao limite de peso dos equipamentos de segurança, além de conhecer os procedimentos necessários para sua montagem, manutenção, inspeção e desmontagem.

 

Cintos de segurança
Talabartes, ganchos e conectores
Trava quedas retrátil
Fita de conexão ou ancoragem
Cadeira suspensa
Entre outros que são necessários a depender da atividade

Limite de peso para trabalho em altura

Para as empresas é importante estar com o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) e todos os exames complementares como o Eletrocardiograma e Psicossocial em dia de cada colaborador, assim como os treinamentos de segurança.

 

Ao colaborador, cabe reter esse conhecimento e conscientização de segurança para executar cada trabalho com responsabilidade e segurança.

 

bottom of page