top of page

Exposição Ocupacional ao Frio

O frio ocupacional está na rotina de colaboradores que executam suas atividades em baixas temperaturas, como no ramo alimentício e portuário.

Para entendermos melhor sobre a saúde e segurança aplicada nessa exposição, precisamos antes ter conhecimento sobre a temperatura corporal.


Nossa temperatura pode variar entre 36,4 ºC e 37,6 ºC de acordo com o local de medição, condição climática e nível de atividade corporal no momento.


O mecanismo de controle da temperatura interna do corpo é chamado de termorregulação e pode variar em média de 0,5 ºC.



Nosso organismo busca através desse mecanismo, manter a temperatura ideal do corpo, porém, em situações adversas pode acontecer a HIPERTERMIA, quando a temperatura se eleva acima de 37,9 ºC, causando febre.


Já a HIPOTERMIA é o contrário, quando a temperatura fica abaixo de 35 ºC.


A SEGURANÇA EM AMBIENTES FRIOS


Para colaboradores que trabalham em frigoríficos, por exemplo, locais extremamente gelados, pede-se que após 1 hora e 40 minutos de trabalho contínuo, seja assegurado um período de pelo menos 20 minutos de repouso, e isso é computado como trabalho efetivo.


A jornada de trabalho em locais frigorificados deve obedecer a seguinte tabela, segundo a NR 29:


Além desse tempo de repouso, é indispensável o uso de EPI adequado ao trabalho executado.

Um dos principais EPIs utilizados em atividade em câmara fria são:


Japona térmica
Calça térmica
Luvas térmicas
Capuz de proteção
Meias e botas térmicas

Utilizando de forma correta os EPIs e respeitando as pausas de trabalho conforme a tabela da NR 29, os colaboradores certamente estarão protegidos e poderão executar sua função com saúde e segurança.





bottom of page